Madelaine Grobbelaar Petsch, nascida em 18 de agosto de 1994 em Port Orchard, Washington, filha de pais sul-africanos. É uma atriz norte-americana, mais conhecida por seu trabalho em Riverdale, interpretando a personagem Cheryl Marjorie Blossom. Aos três anos de idade Petsch desenvolveu uma paixão por dança e começou a fazer aulas, depois de dois anos, fez aulas de teatro. Madelaine morou na África do Sul com seus pais e irmão por dez anos, a mesma foi vítima de bullying durante sua infância por causa de seu cabelo ruivo natural, sotaque sul-africano, e por ter sido criada sem nenhuma religião. Petsch frequentou o colégio de artes de Tocama. Aos 18 anos, ela retornou ao Estados Unidos para começar a sua carreira artística após se formar. Madelaine apareceu em uma campanha publicitária nacional para Coca-Cola em 2014 e no mesmo ano debutou como atriz no filme de terror, The Hive (A Colmeia, no título brasileiro). Em 2015 a mesma fez uma pequena aparição no episódio 03×25 da série televisiva chamada Instant Mom, intitulado “Gone Batty.” Em 2016, ela retorna ao mundo cinematográfico interpretando a jovem Eliza em A Maldição Da Bela Adormecida.
Em fevereiro de 2016, Petsch foi escalada para interpretar Cheryl Blossom em Riverdale, da rede de televisão, The CW. Tendo sido contratada para o papel desde o final de 2015, após conhecer o diretor de elenco, que na época estava trabalhando em Legends of Tomorrow. A série começou a ser filmada em setembro daquele ano e estreou em 26 de janeiro de 2017. Em março do mesmo ano, ela se juntou ao elenco de Polaroid, um filme de terror baseado em um curta-metragem de 2014, no qual ela irá interpretar a Joanne Flame. Em dezembro, ela foi escalada para interpretar a Marissa em F the Prom ao lado de Danielle Campbell.

Em abril de 2018, Madelaine fez uma parceria com uma empresa de óculos chamada Privé Revaux e lançou a sua própria linha de óculos de sol.